sábado, 29 de setembro de 2007

Panelas...ora as panelas.


Uma coisa que com certeza influencia positivamente, ou negativamente, no sucesso culinário são as panelas.

- Será que panela velha realmente faz comida boa?

Eu tenho minhas dúvidas.

É claro que não adianta comprar panelas "Nélson Rodrigues", que são bonitinhas mas ordinárias. Mas também não me sinto Amélia o suficiente para ficar areando caçarolas nos dias que decido cozinhar.

E o pior não é só isso.
Existe uma grande quantidade de materiais dos quais elas são feitas. Então é sempre bom conhecer um pouco mais a respeito de cada um para poder sopesar seus prós e contras e decidir pelo que mais lhe adequar. Entre os muitos, temos panelas:

De Pedra Sabão ou Barro: Cujas principais características são cozinhar sem alterar o sabor da comida e apurar o sabor dos alimentos. Por ser de pedra/barro, essas panelas esquentam por igual, e em tese fazem com que a comida fique mais gostosa. Depois de retiradas do fogo, podem ir diretamente para a mesa porque mantém a comida quente por mais tempo. A característica de conservar a temperatura é porque a pedra sabão e o barro são maus condutores de calor, portanto demoram mais a aquecer que qualquer outra panela (mais consumo de gás). Por isto é preciso cuidado na hora de colocá-las ao fogo. Deve-se usar fogo baixo no início, para não rachar. E nunca se esquecer dos procedimentos a serem realizados antes do primeiro uso, de untá-las com óleo vegetal, e colocá-las no forno bem quente por pelo menos duas horas.

De Cobre: As panelas feitas desse material se aquecem homogeneamente em toda sua superfície, por ser o cobre um excelente condutor de calor, fato que não acontece com outros tipos de panelas comuns . Segundo entendidos, não há molho melhor que aqueles feitos em panelas ou caçarolas de cobre. Ao contrário do que se diz por aí, pode se cozinhar comidas de sal em panelas de cobre. Apenas não se pode deixar a comida esfriar dentro delas, pois aí forma o azinhavre, que é tóxico. Além disso, são inigualáveis para o preparo de doces. Devem sempre ter a superfície interna revestida de politetrafluoretileno (PTFE), titânio ou aço inoxidável.

De Ferro: São muito mais pesadas, mas duram a vida toda sem se deformar. No entanto, apesar da maior concentração e retenção de calor, até que estejam aquecidas o suficiente demoram mais, por conseqüência, maior consumo de gás. São ótimas para a saúde. Pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp indica que cozinhar alimentos nesse tipo de panela chega a suprir cerca de 20% das necessidades diárias de ferro do organismo. Principalmente indicada para quem adota uma alimentação vegetariana. Deve-se tomar cuidado quando for lavar para não arranhar, pois poderão enferrujar e daí, é melhor jogá-las no lixo para não soltar nenhum tipo de partícula na comida. Esse tipo de material realça o gosto da comida. Importante guardar separada das demais para não arranhar. Este tipo de panela exige também um tratamento inicial, e após cada uso, devem ser sempre lavadas com sabão de coco e secadas ao fogo.

De Aço Inox: São muito boas, mas exigem que você lave e enxugue imediatamente, para não mancharem. Além do mais, algumas panelas existentes no mercado apenas primam pela aparência. Opte pelas com alça de baquelite e fundo triplo, que distribui melhor o calor.

De Vidro Temperado: É uma panela que exige prática no seu manuseio. Se por um lado são fáceis de lavar, vão ao microondas e ao fogão tradicional ou elétrico, são frágeis e é preciso muito cuidado com o a altura da chama. A comida pode facilmente grudar ou queimar. É preciso que assim que aquecidas, que o fogo seja diminuído, pois o vidro retém o calor e a mantém quente. Por exemplo, quando fizer arroz, assim que começar a secar a água, desligue e tampe, já que só o calor do vidro finaliza o cozimento.

De Alumínio: São as mais comuns no mercado. Baratas, fáceis de manipular e cozinhar alimentos. As preparações secas como farofas e as frituras são as mais indicadas neste material. Por outro lado, existe aquela velha história de que ao longo do uso, os alimentos preparados nessas panelas podem absorver metais durante o cozimento e afetar a saúde humana.

De Ágata: Freqüentemente escolhidas por serem bonitas e coloridas, formando um conjunto atraente aos utensílios domésticos. Resultado da vitrificação do esmalte sobre o aço a uma temperatura superior à 800ºC, os produtos esmaltados caracterizam-se por uma superfície lisa que evita a proliferação de bactérias, bem como atóxica uma vez que não libera qualquer material pesado quando do cozimento ou uso. Esta higiene é o principal argumento para a utilização deste tipo de produto com recém-nascidos. Assim como as de vidro, costumam grudar alimentos internamente dependendo do preparo. Cuidado para não deixar cair, pois trincam.

De Teflon ou T-Fal: É uma boa panela. Deve-se ter cuidado para não arranhar, utilizando sempre uma colher antiaderente ou de plástico resistente, ou ainda de madeira ou bambu. Como a panela de ferro pode soltar partículas prejudiciais a saúde. É leve e não exige que se esfregue para dar brilho, basta uma esponja macia. Indicadas para fritar e cozinhar com menor quantidade de óleo ou margarina.

É por essas e outras que minha preferência recaiu sobre as de aço inox mais pesadas.
Acho-as mais seguras, de fácil manutenção, duráveis e principalmente...bonitas.

Aqui na nossa cozinha temos dois jogos.
Um para o dia a dia, que já têm 5 anos e ainda dá conta do recado perfeitamente... e as minhas panelas.

Nessas ninguém põe a mão. Ganhei, no último dia dos Pais, um jogo que têm se revelado muito bom. Possuem tampas de vidro temperado, fundo triplo, bom peso, empunhadura e boa distribuição de calor. É claro que com aço inoxidável é preciso se acostumar, e todo cuidado é pouco, mas depois que se pega o jeito não se quer cozinhar com outro material.

Mas não é só escolher qual o material da sua panela.
Depois de se decidir por qual optar, é preciso saber que tipo de panelas e quantas são necessárias para começar a se formar uma cozinha. Na minha época de solteiro, quando montei minha primeira cozinha, minha lista básica era composta de:

- uma frigideira média em T-Flon;
- uma frigideira grande de 1,4 litros em aço inox
- uma panela pequena de 1,2 litros em aço inox;
- um cozi-vapore em aço inox;
- duas caçarolas médias de 1,7 e 2,4 litros em aço inox;
- uma caçarola funda de 3,5 litros em aço inox;
- uma espagueteira de 5 litros em aço inox com escorredor;
- uma panela de pressão de 5 litros em alumínio.

É claro que com o tempo a gente começa a cobiçar panelas que tem uma única utilidade, só vão ser usadas umas poucas vezes e ainda assim acabam no nosso paneleiro.
Mas ai já é uma outra história...

Ehhhh....trabalheira que isso dá.

9 comentários:

Anônimo disse...

oi Carlos adorei seus comentários sobre as panelas de aço inox eu já estava querendo comprá-las a muito tempo, só estou em dúvida de qual marca tem o melhor custo benefício e se dão muito trabalho pra usar tipo se é muito difícil acostumar com a rapidez delas?

por favor me responda com urgência pois pretendo comprar até o dia 20/10/2007 pois estou sem panelas

abraços e grata por sua inestimável ajuda.

Catarina

Carlos Martins disse...

Catarina
Com panelas de aço inox é preciso ficar esperto com o fundo que esquenta muito. Com arroz é preciso um pouco de prática para não queimar, mas nada sério.
As da Tramontina são ótimas e não se tem o que falar delas. Nós as usamos para o dia a dia.
As minhas são da marca Classic Home (procure na Americanas que estão com preço promocional muito bom). São um pouco mais delicadas e com tampas de vidro, mas como sou só eu que uso, isso não é problema.
Qualquer dúvida é só perguntar.

Anônimo disse...

Oi Carlos! Tenho buscado na net informações sobre panelas de inox e seus comentários foram de grande valia! Estou montando minha casa agora e preciso aliar praticidade, qualidade e preço. Tenho visto uma grande quantidade de marcas no mercado, desde as mais tradicionais (como tramontina e rochedo) até as mais desconhecidas, ao menos para mim (como Edford e classic home). Achei diferenças de valores muito grande entre as marcas e gostaria de saber se você acredita ser vatajodo comprar uma de marca tradicional pelo dobro do preço das não tradicionais? Achei um conjunto da classic home que me agradou muito e gostaria de saber se é verdade que elas mancham com mais facilidade? Você recomenda o produto?
Desde já muito obrigada pela informação!
Andrea

Carlos Martins disse...

Oi Andrea.
Tenho um jogo linha Solar da Tramontina que é da minha época de solteiro e usamos no dia a dia. Ainda está perfeito (é claro que depois de inúmeras empregadas...não tão bonito).
O jogo da Classic Home tem o exterior polido e tampas de vidro. Com certeza é mais frágil e demanda mais manutenção para continuar bonito, mas como sou só eu que uso tem se demonstrado muito bom.
Se você está procurando panelas para o dia a dia e desde que não esteja preocupada com a fragilidade das tampas de vidro, acho que o conjunto da Classic Home pode te atender perfeitamente a um preço bem melhor.

Anônimo disse...

eu comprei o conjunto Classic home ma nõ me agradou. Na segunda semana de uso o botão que fica segurando o cabo da frigideira explodiu do nada, eu estava fritando franco e ele estorou. Fui na loja trocar e só pude trocar pelo mesmo jogo de panelas. Outra coisa que n me agradou, mas eu tambem não entendo de panelas, é que não existe nenhum isolante termico na divisão da panela com o abo, ou seja, o cabo esquenta muto e hoje memso eu me queimei feio. Sem contar com o trabalho que dá pra limpar, pois ela escurece rapidinho e queima com facilidade também. eu não entendo de panelas, estou montando a minha cozinha agora, mas já tive desgosto com essa marca e não vejo a hora de trocar.

Anônimo disse...

eu comprei o conjunto Classic home ma nõ me agradou. Na segunda semana de uso o botão que fica segurando o cabo da frigideira explodiu do nada, eu estava fritando franco e ele estorou. Fui na loja trocar e só pude trocar pelo mesmo jogo de panelas. Outra coisa que n me agradou, mas eu tambem não entendo de panelas, é que não existe nenhum isolante termico na divisão da panela com o abo, ou seja, o cabo esquenta muto e hoje memso eu me queimei feio. Sem contar com o trabalho que dá pra limpar, pois ela escurece rapidinho e queima com facilidade também. eu não entendo de panelas, estou montando a minha cozinha agora, mas já tive desgosto com essa marca e não vejo a hora de trocar.

Prof º ALEXANDRE disse...

Eu quase compro um jogo de 5 panelas da Richwel por R$99,00, tem o fundo triplo, sendo a camda interna de alumínio e as externas de aço Inox; metade do peço da tramontina. Mas agora, fiquei na dúvida. Outra coisa que naõ gostei foi o cravejamento do cabo, eu achei muito frágil aqueles pontinhos de solda.

Unknown disse...

Aqui na Europa já tão vendendo com fundo de 5 camadas, (inox, alumínio, material indutor, alumínio e inox)...

Meg disse...

Gostei das dicas sobre as panelas. Obrigada!