segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Você está na minha lista.


Eu costumo achar que não existe coisa mais ultrapassada do que fazer compras de supermercado.

Pensem bem!!!
Empurra o carrinho, tira o produto da prateleira, põe no carrinho, fica em dúvida, tira do carrinho, decide se é isso mesmo o que você quer, troca, põe no carrinho, tira do carrinho, põe em cima da esteira rolante do caixa, paga, ensaca, põe no carrinho novamente, tira do carrinho, põe no porta-malas do carro, tira do porta-malas, põe no carrinho do condomínio, tira do carrinho, coloca na geladeira ou arruma na prateleira da despensa para finalmente.... constatar que esqueceu de comprar o bendito do papel higiênico.

Putz...que ódio!!!

É por essas e outras que divido as pessoas em três categorias:
As que curtem ir ao supermercado - como a minha mulher.
As que detestam - eu em particular.
E aquelas que “amam” andar dentro do carrinho jogando para dentro sucrilhos, danones, chocolates, bolachas e Guaraná - não é Ana Paula?!?!

Pelo período em que estive solteiro, aprendi minha primeira lição de vida ao descobrir que contrariamente ao que eu imaginava até então... comida não nasce dentro da geladeira.
Cheguei a brilhante conclusão na noite em que acordei às três e meia da manhã, com dor de estômago de tanta fome, e constatei que igualzinho ao Pólo Sul, meu refrigerador guardava uma paisagem desértica de espaços vazios, gelo e água. Nessa noite fatídica, descalço, de cuecas e tendo Deus por testemunha, decidi tal qual Scarlet o’Hara, que jamais passaria fome novamente.

No dia seguinte, ainda de estômago vazio, marchei inconteste ao supermercado mais próximo para aprender mais algumas coisas da vida.
Para se ter uma idéia...tamanha foi a orgia de compras que passada uma semana minha lata de lixo transbordava comida vencida e estragada. Além de ter estoque de produtos de limpeza suficientes para deixar imaculadamente limpo um campo de refugiados no Sudão.

E foi assim aprendi minha segunda e terceira lições:
- Em hipótese alguma entre num supermercado com fome.
- Conhecer o prazo de validade do que se está comprando significa muita economia.

Hoje, em meus safáris em busca de alimentos, além das lições que aprendi a duras penas, saio de casa municiado com o que chamo de “A Lista”. Não é uma lista como a do Oskar Schindler, mas é com ela que decido quem são os eleitos da semana.

Tem gente que organiza sua lista por seções, tipo: compotas, cereais, grãos e farináceos, diet & light, carnes, congelados, etc. Outros preferem usar a ordem alfabética dos produtos.
Eu, em particular, como já freqüento faz tempo o mesmo supermercado, optei por me organizar seguindo a seqüência das prateleiras. Assim, nas vezes que faço as compras mensais de casa, vou empurrando o carrinho acompanhando o vai e vem dos corredores e com ajuda "da Lista” já sei exatamente onde estão as mercadorias que preciso.

Em menos de 30 minutos me desincumbo da obrigação sem faltar um item sequer. O que para mim já é um grande alívio e vitória. Em contrapartida, me tornei tão dependente desse pedaço de papel, que sem ele sou absolutamente incapaz de dar um passo pelos corredores. Já cheguei ao cúmulo de estando na porta do supermercado, dar meia-volta e desistir das compras por ter esquecido de trazer “A Lista”.

Assim, aqui ficam algumas dicas de relações que podem perfeitamente servir de base para se começar uma boa listinha de compras:

Organize Sua Vida
Homem na Cozinha

Ehhhh....vidinha complicada.

4 comentários:

Flávia disse...

Eu adoro fazer compras de supermercado. Lógico, tem que ser um com bastante variedade de produtos, senão nem tem graça. Faço minha listinha básica do que está acabando e não pode faltar, e ao mesmo tempo que compro as coisas da listinha dou uma olhada geral nas novidades. Como não gosto de estocar coisas em grande quantidade, meu gosto por esse tipo de compras ajuda bastante. Ah, adoro um mercado e uma feira também!

Carlos Martins disse...

rsrsrs
Acho que isso é mais da índole das mulheres.
Todos os meus amigos que gostam de cozinhar...detestam supermercado.

Mas feira é unanimidade.
Todos gostam.

Unknown disse...

Nossa, me deu uma vontade morar sozinha, fazer compras no supermercado, só do que EU quero, acho que é beeem mais fácil fazer compra não pensando na família inteira e suas vontades.

luiza disse...

comprei um fogão indutor e quria saber quais as panelas que posso colocar nele , se o da rochedo com fundo triplo com cobre poder ser usada nele , obrigada