sexta-feira, 21 de setembro de 2007

De onde vem as minhas ervas


Quando comecei a cozinhar, isso já se vão uns 10 anos, sempre me incomodou usar ervas que não fossem frescas. É impressionante como o sabor, os aromas e os resultados culinários são diferentes quando não usamos aqueles maços de temperos meio ressecados que encontramos nos balcões de supermercados. Ainda não cheguei ao estágio de ter verduras e hortaliças diretamente da horta para a nossa mesa, mas acho que dei o primeiro passo.
Hoje, por acaso, conheci uma senhora que mantém uma horta muito bem sortida, aqui, no meio da cidade. É proprietária de uma barraca de feira onde vende seus produtos, e se comprometeu a nos entregar semanalmente rabanetes, cenouras, nabos, alfaces, cebolinhas, rúculas, abobrinhas, tomates e tudo mais o que quiséssemos através de um simples telefonema. Isto porque tem plantação a apenas uns 5/6 quarteirões de onde moramos.
Estou adorando a idéia.

Além disso, a horta de temperos daqui de casa está indo muito bem....obrigado.
Aliás, bem demais!!!

Não temos dado conta de consumir o tanto que as plantinhas crescem. Já temos alecrim, estragão, hortelã, menta, manjericão (italiano, gigante e miúdo), orégano, pimenta malagueta, tomilho (comum e limão) e sálvia. E na semana que vem, ainda pretendo comprar alfavaca, cebolinha, cebolete, manjerona e salsa (crespa e lisa).

Por conta disso, pizza de mussarela com orégano fresquinho, tomate e manjericão já não é novidade e a Ana Paula reclama:

- Putz pai, pizza com "verdinho"...de novo!!!

O estragão cresce, cresce, cresce e uma boa quantidade acaba se "estragando" por falta de consumo. Suco de abacaxi com hortelã ou limonada gelada com menta também não impressionam mais o pessoal, que agora anda exigindo novidades no cardápio ou sabores mais exóticos.
Um nhoque com manteiga e sálvia para 5 pessoas só consume umas 10 ou 15 folhinhas, e a plantinha já foi para um terceiro vaso de tão grande que ficou. O mesmo aconteceu com o manjericão que cresce feito mato e formou um arbusto de uns 30cm de altura.
A pimenteira está cheia de pimentas e eu ainda não sei o que fazer com elas. Até andei distribuindo mudas e folhas para os vizinhos e funcionários daqui do prédio, mas o pessoal, ou não sabe o que fazer com folhas ou não demonstra interesse em cuidar das plantinhas.

Aliás, fica uma dica para quem pretende cuidar de uma pequena horta de temperos. Evitem esses vasinhos que vendem em supermercados. As coitadas das ervas foram tão maltratadas que normalmente não vingam. Infelizmente, aprendi isso da maneira difícil.
O melhor é comprar no Ceagesp ou procurar uma boa horta, chácara ou centro de jardinagem que forneça mudas de qualidade e bem cuidadas.

Mas todo esse meu blá, blá, blá não é reclamação, não. Muito pelo contrário. Além da alimentação saudável, sem agrotóxicos, o prazer de colher e cozinhar com temperos que nós próprios plantamos e cuidamos é muito bom. Os resultados que tenho obtido na cozinha, o aroma gostoso e as horas que compartilho com a minha filha regando e mexendo na terra, tem sido maravilhoso. Fora a terapia de relaxamento, que por si só já é um bônus extra.

Ehhhh....coisa boa.

7 comentários:

virtual chef disse...

Eu aderi primeiro à máquina de pão e você aderiu primeiro à hortinha caseira. Comprei a semana passada Manjericão, Salsa, Hotelã Pimenta e Pimenta Malagueta para semear. Vamos vêr se pega, porque realmente andar a comprar isso no hiper, não dá. O próximo passo será fazer fermento natural para o pão, em vez de usar as saquetas de fermento do supermercado. Um abraço.

Unknown disse...

Antes de iniciar essa página eu já visitava o seu blog.
Excelente!!!
Tanto que coloquei nos meus links preferidos.
Você vai adorar cuidar da sua hortinha. Acaba virando uma terapia.
Se precisar de alguma dica de rega ou cuidado é só falar que terei o maior prazer em te ajudar.
O fermento natural para pão eu já tentei, mas não deu certo. rsrsrs
Muito obrigado pela visita e um grande abraco.

Daniel disse...

Onde encontrou o tomilho limão?

Carlos Martins disse...

Oi Daniel.
Comprei no Tatuapé Graden da Bandeirantes.

Unknown disse...

Bom dia, Carlos!!!!
Estou começando a fazer uma hortinha em casa, comprei uma muda de alecrim (que por sinal está cada dia mais bonito) e um vasinho de manjericão (que estou tendo muita dificuldade para cuidar). Com quinze dias ela murcha ou fica amarelada...fico super triste, pois é muito gratificante cuidar delas e quando isso acontece... Enfim, como cuido do manjericão? Sol, água...por quantos dias? Me ajude!!! Me mande um e-mail.

jucianafsouza@gmail.com (é esse nome esquisito mesmo,rs!)

Anônimo disse...

Por que nao:)

Anônimo disse...

Merry Christmas and Happy New Year, may all your wishes come true!