segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Mó Pressão, Meu!


(Posto este texto como uma pequena homenagem aos meus amigos da comunidade do Orkut - Panela Depressão. De lá saem coisas muito gostosas, mas é sempre bom manusear com cuidado e atentar para a pressão interna. rsrsrs Se bem que tem a “mãe Lili”, que serve de válvula de segurança para todos).


Empregada nova aqui em casa...e a moça tem paúra de panela de pressão. É só botar uma no fogo que a menina nem passa perto do fogão. Eu até compreendo, porque só quem viu o estrago que a explosão de uma panela dessas pode causar sabe que o troço é literalmente uma bomba.

Mas também não é para se apavorar. Alguns cuidados, e um pouco de atenção, evitam que nossas cozinhas se tornem mini réplicas do Krakatoa.

Mas afinal, para que servem essas panelas?
Cortando o blá-blá-blá de física de vestibular e aquela historinha dos alpinistas, elas servem para cozinharmos mais rápido, já que trabalham sob pressão e em temperaturas acima dos 100ºC. Além disso, ainda permitem o preparo do alimento no vapor, conservando os nutrientes e a aparência dos legumes. Para se ter uma idéia de como elas são rápidas, vejam só essa tabelinha comparativa.

Alimento

Panela de Pressão

(Tempo médio de
cozimento em minutos)

Panela Normal

(Tempo médio de
cozimento em minutos)

Batata

8

25

Cenoura

9

27

Beterraba

20

60

Feijão preto

29

90

Feijão carioquinha

26

76

Lula

22

65

Ervilha seca

10

30

Bife rolet

21

60

Panelas de pressão, são compostas basicamente de 5 partes principais, com funções e cuidados que devem ser bem respeitados:

  • Corpo – É onde colocamos os alimentos. A menos que a receita oriente o contrário, acrescente SEMPRE um mínimo de 250ml (2 copos) de líquido. Nunca ocupe o corpo com mais de dois terços do volume da panela com alimentos ou água. O ar contido ali é parte do funcionamento do sistema. A não atenção dessa regra pode levar ao entupimento da válvula e explosão da panela;
  • Tampa - Deve ser SEMPRE original e pertencente ao mesmo corpo da panela;
  • Argola de vedação (borracha ou silicone) - Serve para dar fechamento hermético entre a tampa e o corpo. SEMPRE verifique se a argola está suja, deformada, quebradiça ou rasgada. Em qualquer um dos casos, limpe ou troque imediatamente por outra de medidas corretas. Um bom procedimento é substituí-la ANUALMENTE.
  • Válvula controladora de pressão - É mantida fechada por um pino relativamente pesado, mas que se movimenta para cima permitindo o alívio da pressão. ANTES DE CADA USO faça uma checagem cuidadosa de que a peça está limpa e desobstruída.
  • Válvula de segurança - Se abre em situações extremas, quando a válvula controladora de pressão estiver entupida e houver perigo de explosão. Se não tiver conhecimento técnico, NÃO TENTE SUBSTITUIR. Se a válvula estiver danificada, ou estourou, confie apenas na assistência técnica autorizada para fazer reparos

Agora que a conhecemos melhor, mais algumas dicas de uso e segurança.

Inicie o cozimento com fogo alto. Quando o vapor começar a sair pelo pino da válvula reguladora de pressão, abaixe o fogo a ponto de não alterar a saída dos mesmos. Nesse momento o fogo alto não ajuda em nada... apenas a gastar mais gás. A partir disso inicie a contagem de tempo do cozimento. Desligue o fogo uns poucos minutos antes do término de cozimento e deixe a panela tampada. O alimento continuará sendo cozido enquanto ela estiver chiando.

Terminado o cozimento, NUNCA abra a panela imediatamente.
Nesse momento ainda há uma grande pressão dentro dela, e é fundamental que se espere o resfriamento natural para se evitar um banho fervente com o que está no seu interior. Para uma descompressão mais rápida, pode-se colocar a panela sob água corrente e aguardar até que a pressão seja totalmente liberada. Certifique-se que a pressão foi totalmente liberada levantando, com um garfo, o peso da válvula controladora de pressão.

Bom, basicamente é isso.
Mas falar sobre esse assunto me deixou curioso. Um amigo meu, chamado Milton, prometeu escrever um livro a respeito de Panelas de Pressão. Estamos no aguardo!

Ehhhh....treco perigoso.

3 comentários:

Daniel disse...

Abandonou o blog?

Anônimo disse...

Uaaau!!!
Me ajudou demaaaais, DEMAIS essa postagem, meeeu!

:D

Parabéns pelo jeito simplificadinho e divertido de explicar tudo e me ajudar na minha pesquisa de Física!

;***

Ingrid disse...

Eu estava justamente querendo ler algo a respeito, tb acho elas um tanto quando ameaçadoras e tinha dúvidas se colocar debaixo d'agua era indicado mesmo.

Valeu o post.
Posso copiar as informações pro meu? Sito a fonte! Estou criando um de receita, de mim pra mim. Claro que está na net é pra todos, mas a intenção é ter um e-book, vamos dizer assim, mais fácil de acessar que um livro com milhoes de receitas nunca usadas..... Enfim. Valeu